segunda-feira, 9 de maio de 2011

Investindo na estética

Para os enfermeiros interessados na área de estética vou postar algumas opções de cursos e área de atuação já que sei que o fator financeiro ajuda bastante para a escolha estou colocando para todos .

Cursos:
- Pós graduação em estética
-Pós em dermatologia
-cursos técnicos
-cursos livres


Local de trabalho:Hospitais,clinica de estética,montar sua própria clinica ou ser consultora em estética.

Conteúdo:
Bases anatômicas e fisiológicas
Compreende o estudo da fisiologia dos sistemas orgânicos do corpo humano, dando ênfase aos Sistemas: Músculo-esquelético; Respiratório, Digestório; Cárdio-Circulatório e Nervoso. Especial atenção será dada à Fisiologia do sistema músculo esquelético e Cinesiologia; Contração muscular; Fisiologia do exercício destacando os estudos atuais sobre a adaptação do organismo humano às atividades físicas. Obesologia e emagrecimento. Alterações hormonais na puberdade. Anatomia topográfica do território cérvico-facial. Avançando nos estudos da Fisiologia Humana, o aluno terá possibilidade de análise de diferentes técnicas de estudo, aumentando a compreensão do ser humano sob o ponto de vista morfofuncional.

Histologia e fisiologia da pele.
Estudo dos aspectos morfológico e funcional da pele. Organização histológica da epiderme: Origem embriológica, tipos celulares, diferenciação celular, síntese de queratina (queratinócitos) e síntese de melanina (melanócitos), barreira hídrica. Organização histológica da derme: Origem embriológica, constituição, matriz extracelular, controle de expressão gênica, biossintese de colágeno e elastina. Anexos da pele: Pêlos, unhas e glândulas sebácea e sudorípara (aspectos morfológicos e funcionais).

Atividade Física e Nutrição
Atividade física e nutrição de pessoas que apresentam problemas com obesidade. Programas de reeducação alimentar, controle de peso e exercício. Higiene pessoal. Fisiologia e Fisiopatologia da circulação periférica. Estresse.

Bases Farmacológicas e Cosméticas
Alterações cutâneas e sua relação com a penetração.Técnicas e equipamentos para veiculação de cosméticos e sua farmacologia. Noções da atuação dos produtos cosméticos e farmacêuticos. Veículos e ativos. Penetração e Compatibilidade.

Clínica Dermatológica em Estética
Dermatologia, alteração cutâneas. Processo de envelhecimento cutâneo e seu tratamento. Patologias dermatológicas. Eczemas. Tumores cutâneos. Radiação e agressão solar.

Técnicas cosméticas faciais
Tratamento dos sinais do envelhecimento cutâneo. Hipotonia cutânea e mio-cutânea. Acne polimorfa. Hipercromias e fotodermatoses. Clinica e Diagnose. Diagnóstico diferencial. Programa de Restauração Cutânea. Recursos Fisioterápicos e Cosmiátricos; Massagem descongestiva, Massagem manual estimulante. Indicações e contra indicações; efeitos fisiológicos; limpeza de pele. Máscaras tensoras e hidratantes. Estimulação com alfahidroxi ácidos. Níveis de profundidade dos peelings faciais. Medidas pós peelings.

Assistência estética e funcional em Cirurgia Plástica
Noções das técnicas adotadas em Cirurgia Plástica Estética: Abdominoplastia, Mamoplastia redutora e de aumento com implantes mamários, Lipoaspiração, lifting gacial, blefaroplastia e rinoplastia. Pós Operatório na Lipoaspiração, com ou sem transferência de gordura. Acompanhamento no Pré e pós-parto; Cicatrizantes hipertróficas e quelóides. Pré e Pós cirurgia Plástica. Prevenção da insuficiência respiratória pós abdominoplastia. Cuidados com pacientes de risco e seus fatores: fumo, diabetes, idade avançada, IRV.

Técnicas cosméticas corporais
Protocolos e técnicas utilizados para tratamentos corporais. Lipodistrofia e a obesidade, Assistência estética à gestante, tratamentos mais utilizados em flacidez, "celulite", redução de gordutras localizadas e onde e como e quando utilizar os diversos recursos e aparelhos existentes na área. Síndrome da Desarmonia Corporal – SDC. Técnicas manuais: massagem clássica estimulante, massagem relaxante, técnicas para estrias e estimulação com alfa-hidróxi ácidos, Técnicas de termo-lipo redução, Talassoterapia, Endermoterapia, Máscaras tensoras.


Espero tenha ajudado a esclarecer dúvidas sobre a área.

3 comentários:

  1. Olá! Adorei o blog! Tbm sou enfermeira, pensando em trabalhar com estética, fazer uma especialização, mas tenho muitas dúvidas sobre mercado de trabalho, se está em crescimento, ou não, e se existem áreas que recrutam apenas enfermeiros para o trabalho. Hj onde é mais indicado para início de carreira? Abraço! Valéria

    ResponderExcluir
  2. Oi, vi o seu post e me interessei.
    Você poderia passar o nome da pós ou curso que você retirou o conteúdo?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou pensando em me especializar nesta área. Sou de Curitiba, você tem alguma sugestão de curso por aqui? E quanto ao retorno financeiro, você pode me dar umas dicas?
    leandradefatimabento@hotmail.com

    ResponderExcluir